Editoriais

fique informado sobre nós.

29 Anos de Ousadia, Trabalho e Renúncia

Magner Araújo
29/07/2013
surdos-ed

Celebramos hoje mais um ano de existência do Ministério com Surdos (Dynamis) da nossa igreja. Essa data não poderia, jamais, passar despercebida de nossos olhos. Mesmo que para muitos seja tão comum a presença dos Surdos, a história nos faz lembrar que estamos diante de uma grande vitória e constante desafio. Há 29 anos, mais precisamente em 1984, a ação da irmã Adélia Christino (Lins – RJ) de assumir a evangelização dos Surdos mudou a história de muitas vidas. Visitando lares e tornando-se amiga dos Surdos, nossa missionária, pioneiramente desbravou fronteiras até então jamais imaginadas. Apoiada pelo seu pastor na época, Pr. Wanderley J. Álvares, irmã Adélia treinou novos obreiros,  instalou a interpretação na igreja e foi, firme e ousadamente, trazendo a minoria para o centro da mensagem do evangelho. O mudo, o doidinho, o surdo-mudo ou apenas mudinho saiu da condição de escuridão para a luz do entendimento da Palavra e hoje são Pastores, Missionários, Professores de Bíblia. São histórias e mais histórias que comovem a todos nós. Vitória conquistada – 29 anos ininterruptos de ministério. Isso representa compromisso, pois tantos outros trabalhos ficaram à beira do caminho vencidos pelo descrédito dos pastores, desvalorização dos obreiros e falta de investimento direto. Glória a Deus, porque não ficamos apenas na emoção que provoca lágrimas, mas assumimos trabalhar. Sim. Ousadia sem trabalho pode tornar-se sonho vazio, ideias sem chão, sem teto. Ousadia com trabalho gera ministério e atravessa gerações, pois não se baseia no homem, mas na mensagem que precisa ser pregada em todo tempo. Líderes passaram e passarão, porem, o ministério deve continuar.

A semente plantada na PIB Goiânia, espalhou-se por Goiás alcançando outros Surdos (Jataí, Rio Verde, Anápolis, Iporá, Inhumas, Divinópolis entre outras cidades). A capacitação de líderes, ouvintes e Surdos, tornou-se uma marca do Dynamis. Desse sonho de ir além treinando pessoas nasceu a Associação Nacional de Obreiros com Surdos, os Encontros Estaduais de Obreiros, o Treinamento de Obreiros, e o Projeto Português para Surdos que teve uma frutífera parceria com a Superintendência de Ensino Especial da Secretaria de Educação – GO. Daquelas crianças atendidas, no Projeto Português para Surdos, hoje temos uma juventude Surda mais representativa e com melhores condições de ser multiplicadora da mensagem bíblica. Pela visão missionária da igreja foi enviado, sustentado e consagrado o Pr. Hélio (1º Pastor Surdo formado em Teologia) e seguido dele o Pr. Márcio Matias (hoje na PIB Campo Grande – RJ), os Missionários Josevaldo e Valdelina na Junta de Missões Nacionais (hoje em Camaçari BA), e atualmente os Seminaristas Surdos Joanilson Faleiro, Francisco Ferreira e Cristiane Melo. Também a igreja enviou, sustentou e consagrou obreiros ouvintes: o Pr. Eurípedes J. de Souza (IB Corbã –Goiânia) , Pr. Artur M. da Costa (atual pastor da PIB Goiania),a Miss. Márcia Melo Grycuk (hoje atuando na Comunidade Terapeutica Àguas de Meribá), Miss. Christiane (hoje em Vitória ES) e Pr. Rodrigo Beda (atual pastor do Ministério Dynamis).

O resultado desse trabalho só pode ser explicado do ponto de vista da fidelidade dos servos de Deus. Irmãos que, acreditando na Missão, renunciaram lazer, benefícios terrenos, e dedicaram-se de muitas maneiras: seja sustentando a obra da igreja pelos dízimos e ofertas (hoje o Dynamis tem uma casa de uso exclusivo), ou aprendendo a comunicação com os Surdos, e ainda, oferecendo de sua estrutura para que cada iniciativa obtivesse êxito. E será pela fidelidade dessa geração que se contará a história futura desse ministério.

Toda honra e glória sejam dadas a Deus, em Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo e toda gratidão aos inúmeros irmãos fiéis que sustentam esse trabalho.

Primeira Igreja Batista em Goiânia
Rua 16, n°286, Centro - Goiânia - GO - Brasil
Telefone: (62) 3223-1717 | igrejabatista@pibgoiania.org.br
Facebook youtube
2013 - Primeira Igreja Batista em Goiânia. Todos os direitos reservados.