Um pouco mais sobre Arrependimento
Arrependimento foi o tema principal das mensagens de Jesus e foi a mensagem de suas primeiras pregações. O que nos leva a refletir da importância deste para a nossa vida, para a salvação e para a vida na igreja e na sociedade. É uma parte fundamental da fé cristã. É visto como um ato de se voltar do pecado e se voltar para Deus.
O arrependimento tem os seguintes passos:
- Reconhecimento do pecado: O primeiro passo para o arrependimento é reconhecer que pecou e a extensão do erro.
- Pesar ou Remorso: Sentir verdadeiro pesar pelo pecado cometido.
- Desistência do pecado: Parar IMEDIATAMENTE de cometer o pecado.
- Confissão perante Deus: Confessar o pecado a Deus em oração.
- Firme Decisão para o presente e para o futuro: Desejo firme e sincero de não cometer o pecado novamente.
- Reparação do mal, dos males, com as pessoas e com Deus: Quando aplicável, fazer restituição àqueles que foram prejudicados pela ação.
- Voltar para Deus e para o Caminho de Deus.
É preciso distinguir entre Remorso e Arrependimento: Remorso é uma parte do arrependimento, mas o Arrependimento vai além do remorso ao incluir uma decisão e esforço para mudar o comportamento no futuro. Remorso é um sentimento de tristeza por algo cometido no passado e está associado com a sensação de culpa. No entanto, o remorso sozinho não leva a uma mudança de comportamento ou ações no futuro. Judas sentiu remorso, mas não se arrependeu.
O arrependimento envolve mais do que apenas sentir-se mal por um pecado, é um reconhecimento do erro, acompanhado de remorso, mas também incluí uma decisão e um esforço para mudar e não repetir o erro no presente e no futuro. Pedro se arrependeu de ter negado a Cristo.
Jesus disse e insistiu: “Arrependei-vos” (Marcos 1:15). Portanto, que possamos aprender a lição do Mestre e voltar nossa jornada ao Caminho do Senhor.
Pr. Rubens da C. Monteiro