Algumas palavras ficam mais bonitas em Libras
Libras é uma língua única — específica, visual-gestual, rica em estrutura e repleta de cultura própria. É uma forma de expressão que utiliza sinais feitos com as mãos, movimentos corporais e expressões faciais para construir significados. Cada sinal carrega uma história e cada história revela um fragmento de vida, enriquecendo ainda mais essa língua tão especial.
A aprendizagem é essencial, mas há palavras cuja expressão é evidente no gesto, no rosto e na existência. “Amor”, por exemplo, traduz-se pelo gesto da mão se movendo sobre o coração (aqui, de forma simplificada), “Jesus” está representado pelos cravos nas mãos, enquanto “Salvação” é o ato de resgatar alguém que está se afogando. São interpretações que falam mais alto do que qualquer música ou discurso.
Traduzir essas expressões para o português, de modo simples, não captura toda a riqueza de testemunhar e relacionar cada gesto com os momentos da vida. Libras também é feita com o rosto (e cada expressão contextualiza a situação) e mesmo com o corpo, de forma que todo o ser possa dizer cada palavra com profundidade e intensidade.
Como Igreja, temos o privilégio de semear o Evangelho, espalhando sua preciosa mensagem e testemunhando, com tudo o que somos, com vozes e com as mãos, o amor de Deus em Jesus Cristo. E isso comprova que certas expressões se tornam ainda mais profundas e belas quando comunicadas em Libras.
Pr. Rubens da C. Monteiro