Humildade

“e andes humildemente com o teu Deus.” (Miquéias 6.8c)

Humildade, nas palavras de C. S. Lewis, “não é pensar menos de si mesmo; é pensar menos em si mesmo.” Ao passo que é uma forma de lidar com pessoas e situações, também é um reflexo do nosso caráter e da nossa disposição de crer em Deus e na Sua grandeza e de amar o próximo. Para uma vida com Deus e com o próximo a Bíblia é enfática: seja humilde.

A Humildade está em oposição direta à soberba e à vaidade, pois  foi “o orgulho que transformou anjos em demônios”, mas é a humildade que nos coloca bem perto de Deus.

Ser humilde reconhece a fé em Deus e a dependência dEle em tudo. Ser humilde resolve uma multidão de problemas entre os homens e facilita o trato uns com os outros – ninguém gosta de alguém soberbo, nem Deus!

Jesus disse de si mesmo: “aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mat. 11.29b). Se o nosso Senhor que veio para nos salvar, e venceu o mal e a morte e que fazia as tempestades acalmarem era assim, devemos, nós que somos tão limitados, sermos ainda mais. Ele, que é nosso exemplo, era humilde e firme. Simples e sábio. Lavou os pés dos discípulos e colocou limites a Pedro quando queria abusar desta humildade. Soube lidar com os mais necessitados e com os mais poderosos. Nasceu humilde e morreu assim. Ressuscitou com grande Poder e Glória e andou com dois dos seus discípulos até Emaús. Nunca fez caso de ninguém, pelo contrário, abençoava as crianças e ajudava leprosos (quando ninguém queria sequer se aproximar deles).

Temos o desafios sermos humildes num mundo soberbo, mas temos o modelo a ser seguido e a vitória certa no Céu, pois “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”(Tiago 4.6b)

Pr. Rubens da C. Monteiro