Minha Pátria para Cristo

O missionário W. E. Entzminger, um dos primeiros missionários batistas no Brasil, nutria um profundo amor por esta terra. Sua paixão foi inspirada pelo folheto “A Terra do Cruzeiro do Sul”, de Zacharias C. Taylor, que apresentava o Brasil como um imenso desafio missionário. A mesma constelação que aponta para o Brasil também aponta para a Cruz de Cristo, estabelecendo uma conexão simbólica profunda.

Este servo do Senhor possuía uma visão clara de que era necessário dedicar-se “fervorosamente para que a terra do Cruzeiro do Sul seja o quanto antes anexa ao Reino de Deus”.

Inspirado por essa missão e baseando-se no Hino Nacional e no Hino da Independência, Entzminger compôs o hino “Minha Pátria para Cristo”, que é simultaneamente uma oração e uma declaração de fé: “Salve Deus a minha Pátria” e “Ou ficar a pátria salva ou morrer pelo Brasil”.

Este hino atravessou gerações, inspirando o mesmo desafio de levar Cristo a todo este imenso país. O desafio continua, e agora parece ainda maior. Em todos os lugares, por mais diversos que sejam, em todas as culturas, com toda a sua diversidade, e para todas as pessoas, o Evangelho da Salvação permanece como a essência do trabalho batista no Brasil.

Nascemos como missionários, realizamos missões e continuaremos a fazê-lo até que todos tenham tido a oportunidade de conhecer a Cristo. Nosso Brasil precisa de Jesus! Há muitas formas de amar nossa pátria, mas a mais importante é demonstrar o Amor de Deus.

E por isso lançamos a Campanha de Missões Nacionais, com ardor e com fervor para a Glória de Deus!

Pr. Rubens da C. Monteiro